Nós relatamos os resultados de uma interessante pesquisa estatística realizada na Itália sobre os fatores que são avaliados por homens e mulheres na escolha de um parceiro. E no Brasil, como estão as coisas? Em nossa opinião não é muito diferente.
Embora para elas seja essencial ser economicamente independentes, a mulheres italianas olham para o bolso do homem antes de se casar. Este fato é revelado por uma pesquisa do site de namoro eDarling. Não só isso, o 45% nunca iria para cama com alguém que ganha menos dela. Definitivamente mais românticos os meninos: apenas 6% olha para os bolsos do futuro cônjuge e 81% prestariam dinheiro incondicionalmente para a namorada se ela pedisse.
Você namoraria alguém apenas pelo seu dinheiro?
Embora 97% dos homens e 94% das mulheres disseram que não, parece que a opinião dos solteiros italianos respeito a situação económica do parceiro é bastante controversa. Na verdade 43% das mulheres responderam ao inquérito da eDarling (pesquisa realizada em uma amostra de 233 usuários únicos) de considerar o salário dos parceiros “especialmente importante”, em comparação com apenas 16% dos homens.
As mulheres também parecem não estar dispostas a querer se casar com um homem que ganha menos do que elas, apenas 41% disseram “sim” sem reservas, enquanto 14% só aceitaria se ele tiver imóveis de propriedade e 45% respondeu bruscamente que não.
Para os homens, no entanto, o salário de sua parceira é irrelevante uma vez que apenas 6% avalia a conta no banco do futuro cônjuge. Mesmo emprestar dinheiro a suas mulheres companheiro redescobrir cauteloso, na verdade, apenas 34% deles se incondicionalmente, em comparação com 81% dos homens.
Porque homens e mulheres têm uma visão tão diferente do dinheiro no âmbito do casal? De acordo com a Dr.ra Wiebke Neberich, psicóloga e pesquisadora de eDarling: “Os resultados da pesquisa mostram o conflito entre o caráter evolutivo da mulher e seu desejo de independência. As mulheres têm lutado muito para a independência social e económica e com razão estão ansiosas para defender esses resultados.
Por esta razão, o desejo feminino de ter um parceiro que lhes garanta segurança económica pode parecer uma contradição. A explicação encontra-se no fato de que as mulheres se redescobrem economicamente dependentes do parceiro quando eles decidem de construir uma família. Considerado do ponto de vista evolutivo, faz sentido dizer que as mulheres são mais propensas a procurar um parceiro rico.”