Às vezes acontece que em sites de namoro brasileiros conhecemos uma pessoa que nos interessa, que não é de nacionalidade brasileira, ou vice-versa, estamos fora do País e conhecemos pessoas locais. Como se comportar nesses casos?
Há um lugar comum que quer que os países nórdicos sejam lugares habitados por pessoas frias que não são muito inclinadas a relacionamentos pessoais, enquanto, pelo contrário, os habitantes dos países do sul são mais quentes.
Longe de querer ir junto com estes que acreditamos ser lugares comuns, há, no entanto, um fundo de verdade e que é nos países do norte a população é mais fechada simplesmente porque eles têm historicamente climas mais frios, então as pessoas são levadas a ficar em lugares fechados, como escritórios e casas. Enquanto nos países mais quentes, você vive a rua quase como se fosse uma extensão de sua própria casa, então você passa muito tempo fora de casa, o que favorece as interações sociais.
De fato, muitos estudos mostraram que nos países mais frios, onde a vida social é escassa, há mais pessoas sofrendo de depressão.
Isso não significa que as populações do norte da Europa e dos EUA não saibam se divertir, mas são certamente menos extrovertidas e mais reservadas. Eles precisam de mais tempo para confiar nas pessoas.
Então, se você conhecer uma pessoa de um país frio, saiba que, se ele não lhe escreve muitas vezes, só pode ser porque ele teme incomodá-lo, porque ele respeita sua privacidade. Dê tempo à pessoa para conhecer você e se fazer conhecer pelo que ela é.
Além disso, em muitas culturas nórdicas o homem que olha para a mulher de uma forma premente é desaprovado: em suma, se você está no exterior e vê uma mulher bonita você não se vira como faria aqui no Brasil, talvez cantando a mulher publicamente, caso contrário eles vão logo entender que você é brasileiro!
Além disso, aprendi que, mesmo no exterior, há clichês sobre os brasileiros em termos de amor e sexo. Os homens são vistos como hábil em paquerar mulheres, fascinantes e bons de cama. As mulheres apreciam a elegância. Se um homem estrangeiro está interessado em uma mulher brasileira, ele irá paquerá-la por um bom tempo e educadamente, porque ele vai querer ser à altura dos homens brasileiros!
Se você conhecer uma pessoa de um país quente, ela não vai quer aparecer aos seus olhos “muito fácil”, porque ela sabe quais são os preconceitos que circulam em alguns países, e por isso vai querer ser realmente convencida de que você a aprecia da forma como ela é.